segunda-feira, 29 de Abril de 2024  22:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-04-2009

Familiares de bombeiros mereceram justo reconhecimento


Reforço de viaturas e bombeiros em dia de 35.º aniversário

Em dia de 35.º aniversário, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro (AHBVOB) integrou na corporação 21 novos bombeiros e benzeu duas viaturas ABTM, para transporte de doentes para fisioterapia e outros serviços. Dois presentes que foram o culminar de um domingo de festa, onde não faltaram a atribuição de distinções honoríficas (vide caixa) e um desfile apeado e motorizado pela cidade.

O presidente da direcção, Rui Rocha, dedicou as viaturas benzidas, "uma a todos quantos serviram os corpos sociais desta associação, a outra à memória de Alípio Sol que, de forma tão nobre, presidiu à direcção e ajudou a construir a base desta associação". Frisou então o sucesso do socorro, não sem antes fazer ressalva das dificuldades com que a corporação hoje se depara.

Lembrando que a principal fonte de receitas da associação é o transporte de doentes, Rui Rocha não deixaria de criticar aqueles que, "quando precisam deste serviço preferem pagar a empresas particulares, esquecendo-se que eles não os socorrem quando lhes arde a casa".

Por outro lado, o aumento, em número e gravidade, dos sinistros, fruto do desenvolvimento industrial do concelho, de falta de limpeza das matas e uma maior concentração de situações de emergência fazem com que as exigências em termos de socorro "sejam hoje incomparavelmente maiores do que há 35 anos", o que implica "formação contínua, aumento do número de efectivos e sobretudo de meios materiais sofisticados", apelando ao apoio de todos.

Também o comandante António Gomes destacaria que, "numa sociedade cada vez mais exigente, esta associação tem apostado na formação e na aquisição de melhores equipamentos". Dirigiu então uma palavra aos familiares dos bombeiros, "que muito sofrem quando os vêm partir".

Prenda de 25 mil euros. Também o presidente da Câmara dirigiria uma "palavra de reconhecimento" aos familiares dos bombeiros. Mário João Oliveira frisou que, no âmbito das suas competências na Protecção Civil, a Câmara levou a cabo sessões de divulgação nas freguesias sobre limpeza da floresta, apelando a quem tem terrenos, para que proceda à sua limpeza. E, em jeito de prenda de aniversário, entregou um cheque de 25 mil euros ao presidente da direcção.

Depois de ouvir palavras elogiosas ao corpo de bombeiros e à direcção, da parte do vice-presidente da Federação de Bombeiros de Aveiro, do vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, e ainda do Governador Civil de Aveiro, Filipe Neto Brandão, o presidente da Assembleia Geral da AHBVOB, Manuel Silvestre ressalvou que a fasquia está mais alta e que a associação terá de estar sustentada neste tripé: corpo técnico/operacional, direcção e uma boa coordenação de esforços entre ambas as partes.

Oriana Pataco

oriana@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®